25.4.18

Foi encontrado! O Brasileiro que trabalhou em Shadow of the Colossus!!

Márcio Ribeiro de Morais (o brasileiro que trabalhou em Shadow of the Colossus!) finalmente foi encontrado e contatado! 


Márcio Ribeiro de Morais: Trabalha na Sony como game tester!

Os títulos ideais pra este texto("desabafo/relato") seriam: 'Meu amigo que trabalhou em SotC', ou 'uma mega aventura investigativa online', ou até mesmo 'Márcio encontra Márcio'...
(Nota: Esse texto é meramente uma narrativa da minha experiência para que os amigos possam saber os resultados de tudo que ocorreu depois que fiz a postagem no blog procurando por Márcio, o meu xará que trabalhou na Sony, em Shadow of the Colossus e inúmeros outros títulos!)

Essa é uma história que a medida que vai se desenrolando ganha nova forma...
...e como contar algo tão complexo, já que a mesma chega a parecer aqueles roteiros de cinema, uma história com cara de grande aventura?(É difícil explicar tudo por conta de tantos anos e detalhes envolvidos a medida que os mesmos foram passando)
Essa é definitivamente uma das coisas mais loucas de minha vida e uma das mais épicas desde que a minha relação com o game SotC se deu inicio a muitos anos atrás...
Eu sempre recebi muito carinho (internacional) do publico fã do game SotC, e agora acredito finalmente se dar conta, saber e ver a importância que o meu trabalho teve pra comunidade e tudo que isso pode me proporcionar, em especial a história narrada brevemente a seguir(brevemente, mesmo com um texto tão grande).
Bem, vou começar pelo inicio:
A muitos anos atrás quando joguei o game Shadow of the Colossus pela primeira vez em meados de 2008(um tanto quanto atrasado em relação ao lançamento do game), eu me apaixonei instantaneamente pela obra, que de primeira me pareceu tanto inovadora, quanto louca. Afinal é um game com um cenário tão extenso(detalhado) e com poucos inimigos pra se aniquilar...
...tenho certeza que a ideia de Ueda pro game foi tida como algo arriscado de se realizar.
O impacto do primeiro Colossus é algo até hoje inesquecível! A cena de Valus chegando passo a passo, em cada passada tremendo o chão é algo fenomenal e que foi muito bem pensado para efetuar tamanho impacto e efeito psicológico no jogador(se a intenção de Ueda era impactar: Missão cumprida!) "Como irei derrotar algo assim tão grande?" Foi provavelmente a primeira pergunta que me fiz...
Depois de alguns dias jogando e se apaixonando cada vez mais, finalmente zerei o game pela primeira vez. E foi tanto esse final quanto a própria magia da história do game(de pouca narrativa) que me levaram a despertar um interesse(exagerado) pelas histórias por trás do game e toda a produção envolvendo o mesmo. Quem era o gênio que realizou algo assim tão diferente e único?
Fumito Ueda...
...Eu nunca fui de idolatrar pessoas, mas de primeira me obriguei a deixar de lado o orgulho e aceitar que o cara se tratava de um gênio do tipo que se deve colocar em um pedestal e fazer reverências.
Com pouco tempo de pesquisa sobre o game acabei chegando no fórum oficial Playstation. E lá encontrei jogadores como Nomad(da Australia), Pikol(da Polônia) e cia, debatendo sobre as coisas absurdas que estavam sendo encontras no game em locais ate então inacessíveis(locais que não podem ser acessados "legitimamente").
O The Dam era uma dessas coisas absurdas e impactantes (não fazia muito que ele havia sido descoberto por Pikol). Imediatamente tratei de ler tudo do fórum(mesmo sendo um numero absurdo de paginas, hoje sei que tive sorte de acabar dando devida atenção a essa relativa "oportunidade única") e enfim, me informei de toda situação até então. Na época Pikol ainda era o único a hackear o game e não queria dividir as informações sobre como o fazia com outros players. Nomad Colossus foi quem convenceu um hacker(pelo que me lembro Radical Dreammer) a lhe ensinar como hackear o game de maneira efetiva. Nomad ao contrário de Pikol se mostrou aberto a dividir essas informações com todos interessados. Depois disso tanto o canal dele quanto o de outros players (como eu) acabaram ganhando certa notoriedade pelas descobertas feitas no game em matéria de locais beta e sobras deixadas pra trás, indicando que o game realmente sofreu cortes pesados durante a sua finalização. A medida que o tempo passou coletamos inúmeras informações sobre o game que com certeza o criador não imaginava que teríamos acesso(ou até mesmo interesse). Tanto por meio de hacks(nota: isso é ilegal!) quanto por uma rede complexa de informação e pesquisa, coletamos muita coisa importante que serviu de base pra toda tese de como o game seria antes dos cortes sofridos. Poucos games tem tamanha base de informações, menos games ainda tem uma fanbase tão solida a ponto de perdurar forte e interessada por (agora) quase uma década e meia desde seu lançamento.
Hoje sabemos que esses cortes representam 44% do mapa do game(44 de 100 quadrantes exatamente)... E que 8 Colossus foram descartados mesmo muito próximos da conclusão do game. Essa exclusão acabou sendo uma faca de dois gumes pra Sony e pro Team Ico(de Ueda), um dos "lados da faca" mostra que os mesmos erraram em não ter seguido o plano original(de certa forma) e que com isso cometeram erros de programação...e o outro "lado da faca" é que esses erros acabaram servindo pra imortalizar o game ainda mais, pelo fato de despertar tanto o interesse dos jogadores em descobrir como seria o game antes desses cortes ou até mesmo se não tivesse sofrido os mesmos.
Até ai ok, já sabemos de tudo isso sobre a história do game, seus personagens e arquivos, mas a partir de agora vou contar o que aconteceu comigo conforme os anos foram passando até chegar na história atual.

Tchollo Ventura (eu) um dos muitos ditos fãs "numero um" do game Shadow of the Colossus!

Bem, não demorou muito pra eu perceber que já estava visitando locais no game (e até mesmo formulando respostas na minha cabeça, a muitas das dúvidas da época). Muitos desses locais que eu visitava, apenas Nomad tinha videos no Youtube, mostrando sua visita e presença nesses locais(na época ele tambem era um dos únicos com posicionamento de teorias sobre o game com bases sólidas). E foi ai que decidi entrar pro youtube pra contribuir com imagens e teorias que achava que poderiam ajudar e dar mais luz a todas as questões envolvendo o tema. O primeiro passo que dei foi comprar uma placa de captura(bem barata por sinal, tanto que hoje ela está toda estragada...) e com isso gravei o game e algumas das coisas que achei mais relevantes, salvo poucas que hoje me arrependo de não ter upado...
...acredito que a minha ideia de "não upar um milhão de videos sobre o game", mas sim apenas o que achava de extrema relevância, surtiu efeito, já que meu canal acabou chamando a atenção da maioria dos fãs do game. O próprio Nomad Colossus acabou me contatando pra conversar sobre alguns temas e apesar da barreira de linguagem(isso via Youtube na época), percebemos que nosso amor era parecido...poucos se dedicaram e amaram tanto essa obra quanto nós(e é claro, outros players!). Com o tempo ficamos parceiros de canal(trocamos informações e descobertas ao longo do tempo), e em alguns anos (praticamente) parei com o canal(e o mesmo seguiu sendo acessado de modo "automático"), o conteúdo que postei a medida que o tempo passou, ganhou mais relevância pra comunidade. Muitas das teorias que fiz durante o tempo(principalmente no meu blog) se concretizaram com o tempo e descobertas, talvez tenha sido isso outro fato que chamou a atenção dos fãs do game(e amigos)... não sei bem.
Fato é que cansei de receber elogio de pessoas me chamando de "O Nomad Brasileiro". De inicio eu não entendia o porque, mas a medida que o tempo foi passando, fui compreendendo cada vez mais toda a história e infos por trás do game de maneira tão profunda(como poucos) que acabei entendendo e aceitando que realmente tive "certa importância pra comunidade" de fãs do game. Acredito que muitos digam que sou "legal" por ser hacker ou alguma coisa do tipo, mas isso não é verdade(longe disso)! Eu não sou hacker, apenas um cara bem informado e que dá a cara a tapa na hora de tentar as coisas. Se for pra confessar a vocês o que me levou até está "posição", vou dizer que foram dois fatores: Um é a minha capacidade investigativa(pesquisa) e de raciocínio(modéstia parte...). Dois: A capacidade de expressar essas informações de maneira organizada e com pouco espaço pra imaginação(eu sempre preferi focar nas provas do que nas teorias malucas em si).
Enquanto outros players formulavam teorias loucas, afirmando as mesmas como se tudo fosse verdade, eu sempre questionei tudo e todos com uma das palavras que mais usei durante meus tempos como Youtuber: 'Especulação'. "Isso é especulação" foi uma das frases que mais usei pra responder outros players...
Eu era o cara cético, o chato...
...enfim, mas resumindo ainda mais e seguindo: Como falei, passaram se alguns anos e eu acabei aposentando o canal Tchollo Ventura de videos de SotC(cheguei até a criar outro canal chamado Super Saga com um foco bem diferente(retrogamer, desta vez narrado), mas também acabei largando ele de mão... está abandonado por agora). Mas é claro sempre me mantive tanto informado, quanto informando outros players sobre tudo que sabia e havia coletado nesses anos de atividade sobre SotC. Eu mesmo me intitulava um keeper(guardião) das informações relativas ao game Shadow of the Colossus(e um pouco de Ico) e até hoje me considero!
O que acontece é que hoje ainda mantenho este blog sobre Shadow of the Colossus e Ico. Esse blog seguiu mais alem do que o canal no youtube e inclusive acabou me levando mais longe do que imaginaria!
Foi uma postagem aqui do blog que acabou me levando a uma das histórias mais loucas da minha vida e que agora mesmo me dá força pra escrever essa postagem(por mais complicada que seja) pra tentar explicar e dividir isso com todos os amigos que acompanham, tanto o meu trabalho com o game quanto o game e seu universo em si!
Ainda sobre a postagem vamos voltar no inicio e lembrar que lá nas antigas em algum determinado momento eu zerei o game SotC(não era a primeira vez, longe disso) e percebi um nome familiar nos créditos do game...
... eu nunca imaginaria que esse ato desencadaria tantas emoções com o passar dos anos...
o nome nos créditos era um nome "abrasileirado": Márcio Ribeiro de Morais(creditado como QA Tester em uma lista de funcionários da mesma área). Pra quem não sabe outro detalhe curioso é que meu nome também é Márcio e meu sobrenome é Guerreiro(bem parecido com Márcio Ribeiro).
No que eu percebi o nome tratei de anotar a info pra pesquisar o nome(alias, foi uma nota mental, afinal nunca me esqueci do nome de meu xará)! Contei pra alguns (poucos) amigos na época que tinha encontrado essa informação... e ela era uma novidade pra todos eles, algo que passou batido por todos(não só eles, todos mesmo, não existem postagens sobre isso na internet até eu desenterrar)!
No que eu fiz minha pesquiza com o nome do tester brasileiro acabei achando poucas infos sobre ele(tudo isso foi narrado em uma postagem anterior), mas elas me levaram cada vez, mais e mais perto...
de primeira eu encontrei algumas paginas profissionais como Linked In por exemplo. Ali tomei nota de outras informações como cidade natal, formação e mais algumas informações sobre o meu xará.
Com mais tempo acabei encontrando o perfil do Márcio no Facebook, na época não tinha certeza absoluta de que era realmente ele, mas como as informações batiam, tinha tudo pra eu estar certo! Tratei de escrever uma mensagem pra ele explicando tudo, que amava o game e que havia percebido o nome dele nos créditos(que o admirava por isso!), que gostaria de conversar com ele, inicialmente com a intenção de entrevista-lo(mesmo não tendo nunca feito isso na vida).
Ah, detalhe eu não utilizava rede social na época, criei o perfil no Facebook só pra falar com o Márcio, isso a mais de 4 anos atras. Quando criei o perfil(mesmo relutante), uma das primeiras coisas que tratei de fazer foi mandar essa mensagem pra ele(e tentar adiciona-lo)...
 ...os anos foram passando e ele nunca me respondeu(alem do que notei que ele praticamente não teve atividades online no Face nesses 4 anos que passaram).
Eis que 4 anos depois(esse ano) eu voltei com o blog Sobras de Sombras por conta de muitas novidades agitando a comunidade de fãs do game: Um novo game na "saga Ueda"(TLG), um remake de SotC pra PS4(como cantei lá atrás, muito antes de se tornar real ou até mesmo algo publico) e o melhor: O surgimento do demo perdido de 3 Colossus (que também contei a historia de ele existir, muito antes de seu "ressurgimento" esse ano, 2018)...
Esse demo (Preview)que Nomad divulgou (poucas imagens) foi o catalisador pra que eu voltasse a escrever no blog(afinal era, assim como o retorno de Márcio, algo que eu precisei esperar anos pra ter uma luz!). E a vida como sabemos, realmente é algo muito louco, costuma fazer as coisas acontecerem quando você menos espera...
...um dia resolvi fazer a postagem revelando ao mundo o caso do brasileiro que trabalhou em Shadow of the Colossus(Título da postagem: Procura-se o Brasileiro que trabalhou em SotC!). Eu tinha muito medo de expor essa informação sobre o Márcio, mas conversei com um amigo(Valus) sobre o tema (que despertou muito interesse nele, afinal também era novidade) e ele acabou me convencendo a tornar essa informação publica(obrigado Evandro dos Anjos vulgo Valus Colossal! Você foi realmente um anjo! haha).

O principal motivo foi: "Mano, o nome deles tá nos créditos! Com certeza não tem galho, eles já estão expostos de alguma forma, só faltava alguém achar e divulgar!")
Pois então, confesso que criei a postagem tanto com carinho, quanto tambem medo do que poderia acontecer. Pois é, essa história toda esta me ensinando que se tem uma função pro medo, é que o mesmo deve ser superado! Como o Márcio mesmo me disse conversando: "Devemos sair da caverna". Ou seja: Devemos sair da zona de conforto pra que a vida tenha chances de nos mostrar que vale muito a pena!
Com a postagem no ar, Valus fez um vídeo no youtube pra chamar a atenção da galera pro post e quem sabe ter o mesmo conteúdo reproduzido no próprio YT e é claro, outros meios de comunicação dos fãs de SotC até quem sabe(esse era o plano) tudo isso de alguma forma chegar no Márcio Ribeiro.
Em pouco tempo (como esperado) algumas pessoas se interessaram muito pelo fato de que um brasileiro tinha trabalhado não só em Shadow, mas na Sony em sí e consequentemente em inúmeros games! Um brasileiro que realizou o sonho de muitos outros gamers de ingressar na industria dos games! Obviamente algo assim, desperta sentimentos de admiração e curiosidade.

Um ponto em que a história deu uma guinada foi mais ou menos no segundo dia com o video de Valus no ar...
...um rapaz muito inteligente e talentoso chamado José(Vulgo MAGNOM) entrou em contato comigo via Face se mostrando muito interessado e disposto a ajudar a tentar encontrar e quem sabe, contatar o Márcio. De primeira confesso que me soou como algo impossível, mas rapidamente ele conseguiu excelentes informações a partir das poucas que eu tinha coletado! O José conseguiu dar um novo rumo as investigações(eu já estava praticamente num beco sem saída)! Vocês não tem noção do quanto esse rapaz é talentoso...poderia ser um detetive ou jornalista de sucesso! Estou certo disso.
Mais uma vez, nós procuramos novas infos sobre o Márcio e mandamos novas mensagens pro perfil dele, esperando(imaginando) que talvez ele nunca tivesse visto minha mensagem original de muitos anos atrás, afinal o Face conta com uma caixa de mensagem pra desconhecidos que mais parece um limbo(uma vez que cai lá, sem notificação, a mensagem nunca será visualizada)...
Mesmo não tendo retorno inicial, o amigo José não se abalou e continuou desenterrando novas informações a cada dia(e de maneira expansiva). Nota: O Zé(Magnom) perdeu sua mãe a pouco tempo, então tudo isso serviu um pouco pra que ele pudesse se focar e superar a dor dessa perda terrível... essa história contem muitos detalhes emocionantes tanto pra mim(que também perdi a mãe a muitos anos atrás), quanto pro Zé e pro Márcio(muitos detalhes disso tudo eu não posso falar por questões pessoais dos três envolvidos... com o tempo talvez vocês saibam, mas basicamente é uma história de superação pros três...).
O momento que acredito ter sido o fator chave para nosso sucesso em contatar o Márcio foi quando o José encontrou e listou os perfis de outros QA testers, colegas de Márcio na Sony, especificamente em Shadow of the Colossus(todos os nomes se encontravam nos créditos do game na mesma seção, junto do nome de Márcio).
Tratamos de tentar contatar todos eles (ao mesmo tempo)perguntando tando sobre uma possível entrevista (com cada um deles). Essa "entrevista" com um por um, seria feita a medida que aceitassem ou não(afinal na época não sabíamos que o contrato de silêncio da Sony é tão pesado) e é claro pedíamos sempre inicialmente um contato para o Márcio Ribeiro.
A resposta de outro tester, Marc Fellows foi a de que não poderia fazer a entrevista por conta de ainda trabalhar na Sony, mas se mostrou disposto a nos ajudar a encontrar e contatar o Márcio(mesmo que ele não tivesse mais esse contato a um bom tempo...). Marc nos ajudou contando a história de que a ultima vez que teve contato com Márcio foi antes de ele ir para o México...
Com o tempo tentamos contatatar também (eu e José) vários amigos, colegas e parentes do Márcio no Face em busca de um possível contato dele. A medida que perguntávamos(e não recebíamos resposta) íamos perdendo um pouco as esperanças porque o Márcio aparentemente não tinha mais contato com a maioria dessas pessoas via Facebook. Ele claramente não era adepto de usar a internet(ou pelo menos redes sociais).
Um momento de grande emoção pra mim foi quando o tester Marc Fellows aceitou minha amizade! Finalmente alguém da equipe que trabalhou com o Márcio(e em SotC) poderia me falar algo, dar uma luz!
A conversa que tive com Márc (apesar de ele ter sido muito solicito) foi um pouco decepcionante por que foi nesse momento que fiquei sabendo do contrato NDA da Sony que impede que os funcionários falem sobre a produção do game(com exceção de algumas coisas) e qualquer material ou assunto relativo ao game sem ser sobre a versão final(lançada para o publico). Por conta desse contrato(NDA) e de sua atual posição na Sony(ele não é mais um QA tester) Marc deixou bem claro que não poderia falar muito sobre o game(exceto uma visão pessoal, normal de consumidor), mas também me deixou bem claro que o seu amor pelo game era algo grande...
...ele realmente foi muito bacana, tanto em aceitar minha amizade, quanto conversar comigo(mesmo que brevemente, afinal é muito ocupado com o trabalho e família).
Fato é que foi essa conversa que me ensinou muito sobre como abordar o Márcio de maneira mais correta(sem assusta-lo como o fiz com Marc, fazendo um monte de perguntas sobre o game que empregados da Sony não podem responder por questões legais... O processo por quebra de algo assim é pesado!).
Sabendo disso eu tratei de estudar o contrato NDA da Sony e estudar a profissão de QA testers pra ter assuntos relacionados a esse tão sonhado e mítico emprego.
Os materiais que tive acesso foram muito esclarecedores. A medida que eu entendia mais, cada vez mais me sentia interessado pelo assunto e profissão de Márcio Ribeiro. Agora eu me sentia motivado a conversar com ele mesmo sabendo que provavelmente não poderia falar sobre os Colossus betas ou informações similares. A profissão de tester e a experiência deles na Sony agora me chamava tanto a atenção quanto o game!
Entre os materiais que absorvi, pude perceber que os testers geralmente se encontram em uma posição de difícil valorização(assim como em várias outras áreas e segmentos da vida, o anonimato e relativa desvalorização é algo comum). Eles geralmente podem passar muitos anos trabalhando com qualidade acima da média, sem se quer serem notados pela hierarquia da Cia(qualquer uma da industria, não especificamente apenas a Sony).
Esse é um lado ruim e meio oculto da industria. Tanto o Márcio quanto outros testers tem dificuldade de serem notados ou valorizados devidamente. Sendo que essa área de testes é muito importante para os games e para a industria em si, uma vez que como o nome mesmo diz QA = "Quality Agent", eles são responsáveis pela qualidade dos games que consumimos em suas versões finais (as que são lançadas pro público). É esse setor que faz os testes em busca de falhas(glitches) no jogos. E a medida que falhas são encontradas e catalogadas, imediatamente são retiradas do game(o mesmo recebe correções) pelos programadores. Sabemos que não existe um game sem falhas, mas imagine se essa área não existisse... os games seriam completamente cheios de glitches e bugs! O fato é que nenhum programador pode programar um game antevendo suas próprias falhas de programação(não existe programação perfeita!). Por isso que essa é definitivamente uma área importante tanto pra própria industria, quanto pra nós fãs e consumidores de videojogos.
Outro ponto a ser mencionado é que QA testers muitas vezes não são devidamente creditados em muitos dos games que trabalham, porque muitas vezes trabalham com um game que já contem créditos definidos, que não recebem um "patch" de atualização com o nome de seus testers. Outro fator é que muitos trabalham em games emulados para os novos consoles(tipo uma retrocompatibilidade) por isso alguns games não podem ter seus créditos alterados, um vez que já estão prontos e estão apenas sendo portados pra uma nova maquina.
Voltando a busca pelo Márcio:
Um dia um tester chamado John Walker postou a minha matéria do blog "Procura-se o brasileiro que trabalhou em SotC" na timeline de Márcio(acredito eu que com a intenção de chamar a atenção dele).
Como a postagem que Walker fez tinha um certo tom de piada confesso que eu fiquei um pouco desmotivado, achando que eles não estavam nos levando a sério. Como eu não sou de idolatrar ninguém, confesso que me senti um pouco triste e humilhado(de primeira, mas isso mudou), por que achei que estavam nos tirando pra crianças ou até mesmo fanboys(fato é que de certa forma nós realmente o somos!).
Como falei, rolou uma montanha russa de emoções com a postagem do John. Eu fiquei muito feliz de primeira pelo fato de um tester ter lido minha postagem e compartilhado com outro, mas me senti meio triste por que achei que tudo era apenas uma piada pra eles...
Passando um certo tempo eu já estava pra desistir da busca(Magnom ouviu meus lamentos de desistência, mas se mostrou muito otimista e me deu muita força pra continuar!)... foi quando ele mesmo conseguiu contato com um grande(se não o melhor) amigo de Márcio Ribeiro.
Foi esse grande amigo chamado Gary(muito obrigado Gary!) que nos deu muita ajuda, finalmente nos dando informações suficientes pra saber que o Márcio estava vivo e bem(acredite, já estávamos preocupados!) e que iria lhe passar a informação de que estávamos atrás dele e possivelmente em breve, retornar com um contato direto!
Gary nos deu esperança de que seriamos levados a sério desta vez, pois falou que achava que seria algo legal realizarmos a entrevista com o Márcio, que isso tudo poderia ser muito divertido tanto pra nós, quanto pra ele.

Um dia de tarde, recebi uma mensagem do Zé(Magnom) muito feliz falando que o Márcio tinha entrado em contato com ele e tentado contato comigo! Eu tratei de entrar no Face e para minha surpresa estava lá: Uma mensagem muito legal do Márcio pra mim, pedindo desculpas pela demora a contatar e agradecendo o carinho. De primeira eu(bem nervoso pela situação inusitada) conversei com ele, tentamos quebrar o gelo e não demorou muito pra ver que ambos poderiam se tornar grandes amigos por conta de toda essa história, alem dos gostos pessoais em comum.
Conversamos um pouco via face sobre a minha busca por ele, suas experiências na Sony e com o game Shadow of the Colossus(e muito mais). Sim, pra mim foi meio que uma entrevista particular... claro que o Márcio não pode compartilhar certas questões por motivos legais, mas tem um enorme conhecimento e experiência em várias coisas que sonhamos ou apenas imaginamos!
Em certo tempo de conversa ele me esclareceu muita coisa a respeito principalmente sobre como funcionam a industria e a área de testers(por sinal fascinante!). Como o Face não é uma boa plataforma pra poder se conversar em paz, trocamos e-mail e telefone e na sequencia passamos a conversar via WhatsApp(quase todos os dias, por cerca de algumas horas)...
... a media que o tempo foi passando fomos nos tornando cada vez mais amigos. Agora mesmo tenho orgulho em afirmar: Sou amigo do Márcio Ribeiro de Morais, o cara, o brasileiro que trabalhou não só no Shadow e na Sony, mas em milhares de games(sua lista de trabalho no Linked In, assim como a de outros testers é muito desatualizada)!
Eu cheguei a conseguir conversar com ele sobre muitas coisas relevantes ao game durante esses tempos. Tanto ele quanto eu, aprendemos muito. Eu aprendi com as experiencias dele(que pode me passar) e ele aprendeu comigo sobre os fatos curiosos do game e a "busca pelos segredos" nesses anos todos. Eu resumi pra ele a maioria das infos mais importantes que coletamos nesses anos sobre Shadow of the Colossus. Ele me disse ter ficado impressionado com tanto a minha quanto a dedicação de outros players(como Nomad) para com o game. Detalhe: É obvio que não podia ser diferente, ele ama muito o game, assim como nós!

Abaixo podemos ver a camiseta e a jaqueta que Márcio ganhou durante sua participação como tester em Shadow of the Colossus:







É claro que vocês devem se perguntar: "sera que o Tchollo agora como o Nomad sabe algo dos betas?" A resposta é: Eu sei muito mais do que vocês imaginam pelo que pude ligar de informações, algumas delas privilegiadas(e já me sinto satisfeito, tenho um grande sentimento de dever pessoal cumprido)! ;D
Mas assim como o Nomad não posse falar nada sobre o que fez durante sua participação na Blue Point(aparentemente, ele assinou um contrato NDA), eu também não posso conversar sobre tudo que falamos porque devemos manter a segurança profissional do Márcio acima de tudo(afinal, ele ainda trabalha na Sony e com certeza vai trabalhar em novos games e projetos. Que orgulho!).
Oque eu tiro de mais valor nessa história no fim das contas não é sobre o game em sí, mas sim sobre amizade. Os amigos que fiz durante essas buscas serão algo que com certeza levarei pra sempre, tanto nas minhas lembranças, quanto no meu coração.

Agora vem uma parte bem legal, a parte em que eu conto do novo projeto do Márcio. 
Desde o primeiro momento que ele entrou em contato pela primeira vez, me deixou bem claro que tem um sonho desde que pisou nos EUA a 17 anos atrás: O sonho de voltar para o Brasil pela estrada, da maneira mais offroad possível(e documentar tudo). Esse seu projeto surgiu em uma época que a tecnologia remota ainda estava engatinhando, agora com a que temos atualmente vai ser possível realizar essa viagem(aventura) transmitindo tudo via videos e textos. A ideia agora é que esse projeto tenha uma pagina e um canal. Tudo ainda está sendo estudado e planejado. Essa viagem documentada vai ser muito legal porque a medida que as pessoas acompanharem vão poder saber mais sobre o Márcio, sua vida dentro e fora dos EUA, a sua experiencia na industria dos games(na Sony, em Shadow e em milhares de outros jogos!)... a lista oficial de games que o Márcio participou é impressionante. E tem tambem uma lista muito maior e mais completa, exatamente por não ser "oficial", afinal ela contem a maioria dos games que ele lembra ter participado de alguma forma(de maneira não creditada, por questões como as que expliquei anteriormente sobre emulação de games em consoles atuais).
A maioria dos grandes clássicos estão nessa lista(fale um game e provavelmente ele está na lista, é sério!!!) Quando ele me mandou a lista com quase tudo que trabalhou fiquei muito feliz(e muito mais impressionado), porque sei que com tantos games ele vai ter a atenção de muita gente pra acompanhar sua viagem offroad da América do norte pra América do sul.
O plano dessa viagem é a de sair dos EUA ou Canada e seguir, passando por vários países da América do sul, quase todos, até o ponto mais extremo do sul da mesma e depois subir para o Brasil, passando por alguns estados até chegar em Curitiba.

Planos iniciais da viagem e aventura de Márcio Ribeiro!

Muito obrigado José(Magnom), Valus, MPKAdventurer e Nomad pela ajuda e motivação! Zé você é sem palavras!
Obrigado a todos que acompanharam de alguma forma. Por agora não vou falar muito do Márcio como pessoa, exceto dizer que ele é um cara muito bacana e especial.
Ele está muito afim de ficar mais ativo online e interagir com o púbico de brasileiros, fãs de alguns dos games que participou.
No mais, até mais! Nossa que texto longo!
Tchollo Ventura (24-04-2018)

P.S.: Assim como SotC foi o primeiro game da carreira de Márcio(pasmem!) essa viagem offroad pode ser a primeira de muitas(esse é o seu plano!)

Um forte abraço a todos secret seekers que leram esse texto gigante até o fim! ;)

Update: Assista também o vídeo de Valus Colossal sobre o assunto(clique aqui pra conferir!):

MPKAdventurer tambem fez um video maneiro sobre o tema(confira clicando aqui)

11 comentários:

  1. Vamos la ajudar galera. O cara é gente fina d+.
    Foi um prazer participar disso contigo mano . :D

    ResponderExcluir
  2. #VemMárcio!

    Vamos fazer o projeto fluir, galera!
    Fazer parte da história do game haha!

    ResponderExcluir
  3. Bora galera!!! Vlw mesmo por tudo haha ;)
    Barato é e vai ser épico! Vamos apoiar e receber ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor nos conte como anda o projeto da trip!!

      Excluir
    2. Ou entra em contato pelo whatts comigo que eu tambem tenho algumas historias em comum para lhe contar haha +5515996257848

      Excluir
  4. Essa história me ensinou que os Games Unem as pessoas,boa história foi muito emocionante espero que ele realize essa viajem Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Estava relendo novamente um pouco esta história e posso dizer que é incrível!! Que bom que se esforçasse e fosse até o fim dela e mesmo demorando foi recompensador! Realmente uma matéria investigativa podemos dizer,no mundo dos games! Eu ate tinha comentado com vc a pouco tempo que eu notei o nome bem Brasileiro no manual do Jogo e achei estranho!
    Então fui ao Google ver se tinha algo sobre este nome e achei seu Blog comentando sobre o Brasileiro no Shadow of the Colossus! Cara,foi uma leitura do seu passo a passo muito prazerosa! Foi como ler o Livro JOGADOR N*1 a anos atras antes de ser feito o filme! Pura diversão! Tchollo Ventura,parabéns pelo ótimo texto e incrível descoberta!

    ResponderExcluir
  6. Nao actedito!!!
    Marcio era meu marido - ele consigiu ficar nos Estados por causa de nossa casamento 🙏✨
    Faz tempo que ele ta querendo fazer uma viagem como isso.
    Sabe onde ele ta? To com saudades.
    Gostaria muito falar com ele 💖🙏
    Milhoes de Beijos.
    Ele deve lembrar esas palavras que eu falava…..
    Tchau 😘😘😘

    ResponderExcluir