10.4.18

Quadrante E5: Inicialmente uma arena?

Os mistérios do quadrante E5:

Estruturas sem relação direta com um Colossus:

*Fenda do Vento: A entrada do game e fronteira proibida das Forbidden Lands(uma vez dentro não se pode sair sem o uso de magias, como as de Lord Emon).
*Shrine of Worship: É ligada a todos os Colossus e ao próprio Dormin.
*Mini Barragem(Mini Dam): Só de observar sabemos que ela foi criada como elemento de cenário pra não ficar "estranha aos olhos" a parte que acontece um grande desnível no mapa(no encontro das águas)
*Torres E5: Esse sim é um elemento totalmente misterioso!

Todas as demais estruturas fazem parte da área de algum Colossus dentre os 16 que conhecemos...

Clique na imagem que desejar ampliar)
(E5 imagem Nico DVD um local tido como "perfeito para abrigar um Colossus"!)

Pensando a respeito disso decidi fazer esse pequeno texto apresentando os principais motivos de E5 em algum momento ter sido planejado para abrigar um Colossus, vamos aos
fatos que levam muitos a especular isso:

Primeiro:
O próprio local E5 tem um formato que nos dá a sensação de ter sido pensado para um Colossus. Esse formato (musgos nas paredes em um lago raso) já foi atribuído a alguns players como o mais provavel local pra abrigar uma versão beta de Kuromori(apesar de ser apenas uma especulação, os fatos podem ser verdadeiros, afinal se E5 fosse uma arena, iria comportar um Colossus de pequeno porte...).


Kuromori em uma de suas conhecidas versões beta, imagem do artbook SotC.

Como sabemos as torres que se encontram em E5 são as únicas estruturas no game (salvo as duas descritas no inicio do texto) que não tem ligação direta com nenhum Colossus. E isso é motivo suficiente para achar que o quadrante tenha sido (pelo menos) pensado inicialmente como uma arena(e que está ideia foi descartada em algum momento, tornando o quadrante E5, apenas mais um elemento de paisagem, passagem para o player...).

Segundo:
O código de Codebreaker criado por Bungholio que mostra a frase "24 Colossus derrotados" como sabemos carrega dois marcadores de Colossus com posição errada no mapa, sendo um deles na ponta de E5(mesmo sendo apenas um glitch, poderia estar relacionado a sobra de programação de uma build anterior).

24 Colossus derrotados, efeito do código criado por Bungholio

Update de infos: Esse glitch do simbolo realmente não tem uma explicação plausível até agora, mas outros três pontos que hoje me chamam a atenção sobre ele são:
*Ele se altera conforme derrotamos os Colossus(como se estivesse sendo completado... seria essa uma sobra usada em Nico? Completar Dormin seria então algo bem mais explicito e quem sabe por isso essa ideia tenha sido removida...é só uma teoria, mas porque o simbolo fica nesse local?).
*Ele se localiza exatamente na área que carrega diferente nas low res lands.
*Ele se encontra exatamente nas coordenadas zero do mapa*(o verdadeiro centro do mesmo!).

24 Colossus derrotados e o estranho simbolo no mapa, efeito do código criado por Bungholio

Coordenadas do mapa* by Nomad (olhe a área zero).

Terceiro:
Outro motivo que levou muitos a acreditar com veemência nessa teoria de que um Colossus habitaria E5 foi o glitch do demo PSU que acontece quando quebramos os limites dos 9 quadrantes(disponíveis oficialmente no demo) e partimos pra E5. Na floresta testemunhamos um glitch sonoro (possivelmente de arquivos trocados) em que é possível ouvir a voz de Mono e na sequencia o barulho de um Colossus em movimento...
(Clique aqui para ver o vídeo em questão).

Quarto(e por agora, ultimo fato):
Outro fator (um dos mais importantes ao meu ver) que aponta pra essa possibilidade foi a descoberta que fiz das low res lands (verificadas e exploradas com mais precisão por Nomad). Essas low res lands apresentam um quadrante muito diferente do que conhecemos sob vários aspectos(principalmente estéticos e de níveis de elevação). Mas o mais curioso ao meu ver é a enorme montanha que se encontra atras do quadrante E5, essa montanha poderia também fazer parte de algo maior(em uma early build), como a tão sonhada arena que imaginamos...
(Clique aqui para ver o vídeo em questão).

Ao meu ver é curioso demais saber que as torres em E5 são os únicos elementos do game sem nenhuma explicação quanto a uma função(por mais que sejam um bom elemento de cenário). As torres fariam sentido se fossem como todas as outras no game que dão boas vindas ao local que abriga um Colossus.
Um fato que joga um balde de água fria nessa teoria das torres terem feito "parte de algo a mais", é que as mesmas não se encontram no OPM demo(somente nas versões posteriores), ou seja, possivelmente são realmente apenas uma adição como elemento de cenário que serve de guia para facilitar o encontro da entrada pra floresta de E5 pros jogadores mais desatentos. Parece exagero pensar que é só isso, mas sabe aquele cara que não gosta de SotC? Veja bem...ele ficou perdido cavalgando a esmo por horas, não entendeu a função do prisma de luz da espada como guia(bússola) e quando achou o Colossus (depois de horas perdido no mapa) apanhou feio e nunca mais quis jogar o game novamente. Pois é, triste porem real. Ueda como bom visionário previu e tentou evitar, porem sem grande sucesso, afinal sempre vai ter um perdido que não lê tutoriais.
Mas voltando ao assunto principal: Iimaginando como E5 seria usado em batalha eu realmente só consigo pensar no Kuromori beta e imagino que seria mais ou menos assim(se fosse real):
Nossa meta seria atrair ele pra parte alta(acima do "lago seco") subindo os musgos(área da arvore a beira de um penhasco) e em seguida derruba-lo pra dentro do "lago seco" expondo sua fraqueza da barriga (como em sua versão final) em seguida ele (quiça) correria pra floresta ou nos atacaria com suas rajadas, nos obrigando a repetir o processo do inicio. Como desse modo aparentemente seria mais fácil e talvez até mais "monótono" entendo o por que de sua alteração pra versão, quadrante e estrutura que conhecemos.

Mesmo sendo apenas pura especulação, é uma pena que se nenhum Director's Cut for realizado(sonho meu!), ou nenhuma build antiga sair ou vazar(outro sonho!), ou até mesmo alguém da produção se dispor a contar tudo que sabe sobre o caso(após se aposentar), nunca saberemos o por que das torres na entrada de E5 ou o por que dos mistérios envolvendo o simbolo na "área zero".
...em fim, se você tem alguma coisa que ache relevante sobre E5(ou sobre a área zero, próxima a ela), não deixe de comentar pois o texto pode vir a receber updates!
Tchollo Ventura (10-04-2018)

Extras relevantes ao assunto:
Para ver um vídeo mostrando o Mini Dam(barragem) clique aqui. (vídeo by MPKAdventurer)

UPDATE 20-01-2021: FINALMENTE SABEMOS ONDE FICAVAM OS COLOSSUS EXCLUIDOS:

2 comentários:

  1. Bom dia, desculpa se eu estiver comentando algo desatualizado. Sobre o glitch de 24 colossus derrotados, o ícone que aparece no leste do mapa fica no mesmo local onde foi confirmado pela comunidade recentemente ser a arena do Phoenix. Será uma coincidência ou não? Sempre tive curiosidade sobre esse glitch pois ao mesmo tempo que pode ser apenas um bug também podem ser resquícios de alguma build antiga que não foi totalmente deletada. E é uma curiosidade que em todos esses anos eu não vi ser muito comentada. Se fosse possível replicar esse glitch em versões mais antigas do jogo daria para comparar se teria alguma diferença comparado ao glitch executado na versão final do jogo. Mesmo que todas essas versões já tenham seus arquivos todos investigados, acredito que possa ter algo criptografado que no momento a comunidade ainda não descobriu uma forma de acessar. Desculpa novamente se eu só tiver falando informação desatualizada, viajando ou os dois.

    ResponderExcluir
  2. In the leaked interview with one of the developers he literally says the following. “Loading a Colossus’ memory makes the background around that Colossus extremely simple. Because of that, we discarded the idea of fighting with Agro in the forest while running”

    ResponderExcluir